Serviços de Portaria: Muito além de receber bem

Written by sealseg

24 de November de 2020

Ser bem atendido é fundamental. Os serviços da portaria são a linha de frente entre o estabelecimento e a rua. É na portaria em que se dá o primeiro contato e de onde se tiram as primeiras impressões sobre um local, serviço ou negócio.
O principal objetivo dos Serviços de Portaria é realizar o controle de acesso ao estabelecimento, através de processos de identificação, checagem, permissão e registro de atividades, evitando entradas e saídas não permitidas de pessoas e objetos.
Além de causar má impressão, uma portaria desorganizada, pode abrir uma brecha grande na segurança do seu negócio. Dessa forma, a qualidade e a formação dos profissionais que atuam nessa área são de extrema importância.
Embora a legislação brasileira não especifique claramente quais profissionais devam trabalhar nas portarias, a escolha dos profissionais costuma levar em consideração o que se espera da atividade e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de cada profissão. O que nem todas as pessoas sabem é que além dos já estabelecidos porteiros, recepcionistas, vigias e vigilantes também podem compor a equipe.
Antes de entender o porquê as melhores portarias são compostas por um quadro tão diverso de funcionários, precisamos nos aprofundar nas diferentes atuações que esses profissionais podem ter dentro de uma portaria:

Porteiro — Além de controlar a entrada e saída de pessoas e veículos, o profissional deve se atento a visita de prestadores de serviços e visitantes. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de um porteiro não é nada solitário: conversar, identificar e orientar pessoas também faz parte da rotina.

Recepcionista — Responsável pelo atendimento ao público, a função dos recepcionistas é receber visitantes, prestadores de serviços, funcionários e clientes. Exercem funções como controlar a correspondência, atender e direcionar ligações as pessoas e setores responsáveis e fornecer informações. Em portarias menores também é comum que a recepção responda e-mails, anote recados, realize agendamentos e preste apoio operacional.

Vigia — Seu trabalho é vigiar, zelar e guardar pelo patrimônio. Sua atuação pode inibir e detectar precocemente tentativas de crimes.

Vigilante — Facilmente confundido com o vigia, o vigilante possuí um papel único dentro da equipe. Formados em cursos regulamentados e credenciados pela Polícia Federal, são profissionais responsáveis pelas atividades de segurança privada. É importante ressaltar que somente o vigilante pode promover a segurança pessoal, pois dos profissionais citados, ele é o único que possui formação e requisitos legais para tal.

Um jeito de não errar na escolha do pessoal da portaria é apostar na terceirização de serviços. Além de diminuir custos, caso um funcionário não se adapte à cultura do seu local de trabalho, sua substituição pode ser junto a empresa terceirizada, que sem burocracia, providenciará a substituição de acordo com as necessidades únicas do condomínio, empresa ou comercio.
Outra grande vantagem da terceirização desses serviços é que ela permite a formação de um quadro de profissionais altamente capacitados, com qualificações, treinamentos e anos de experiência.
A Seal é uma empresa especializada na prestação de serviços personalizados, de acordo com as demandas e necessidades de cada empresa, afinal quem não gosta de ser bem recebido?

Você pode gostar…

0 Comments
Posso te ajudar?