Segurança e responsabilidade no final do ano: como aproveitar as comemorações com tranquilidade

Written by sealseg

18 de December de 2020

Finalmente chegou o tão esperado Final de Ano, momento para descansar, recuperar o fôlego e recarregar as energias ao lado da família. Mas antes da contagem regressiva, é preciso falar sobre alguns cuidados essenciais para garantir uma comemoração tranquila e saudável.

Assaltos e Furtos 

Infelizmente, ainda é possível encontrar muita gente capaz de se aproveitar de uma distração. A atenção deve ser redobrada durante o fim do ano.
Na hora das compras, evite sair com grandes quantidades de dinheiro, dê preferência a pagamentos no cartão. Em locais cheios, ande sempre com pertences, bolsas e sacolas à frente do corpo. Além disso, evite deixar suas compras em cima de balcões, mesas ou outros locais em que possam ser facilmente visualizados e furtados.
Para quem for viajar e deixar a casa sozinha, verifique se todas as portas e janelas estão devidamente trancadas. Deixe um vizinho como responsável pela coleta da correspondência, cartas acumuladas podem chamar a atenção e denunciar que sua casa está vazia. Outra dica valiosa, e que vai na contramão do que muita gente costuma fazer, é não deixar as luzes acesas. Ao contrário do que se pensa, deixar luzes acesas durante todo o período da viagem, pode chamar a atenção durante o dia, indicando justamente a ausência de pessoas. Uma opção é instalar temporizadores nas luzes, permitindo que você simule a rotina da casa, entretanto, o ideal é deixar alguém de confiança responsável por verificar a casa, de vez em quando.

Estradas e Revisão do Veículo

Esses dois cuidados são essenciais para quem vai pegar a estrada. Planeje com antecedência o trajeto e certifique-se de que seu carro está pronto para pegar a estrada. Faça a revisão completa, prestando atenção especial a itens como pneus, estepe e faróis. Para quem vai encarar longas viagens, aposte nas paradas. Estacione apenas em locais iluminados e, de preferência, com movimentação. Nunca dirija com sono ou cansaço. Se for possível, alterne o motorista, senão, pare, descanse e só depois pegue o volante novamente.

Hidrate-se

No hemisfério Sul, as comemorações de fim de ano coincidem com o início do Verão. As altas temperaturas e, para aqueles que vão curtir o litoral, o maior tempo de exposição ao sol, contribuem para que o organismo perca ainda mais líquido ao tentar controlar a temperatura do corpo. Por isso, o consumo adequado de água e outros líquidos é fundamental para manter a saúde e o bem-estar.
A dica é consumir bastante líquido. Sempre carregue uma garrafa consigo e prefira matar a sede com água e sucos naturais. A água de coco também é uma ótima aliada. E para quem sente dificuldade de lembrar, alarmes e aplicativos de celular podem ajudar na hora de manter o corpo hidratado.

Bebidas Alcoólicas 

Típicas das festividades, o consumo de bebidas alcoólicas merece uma ressalva especial. A embriaguez é uma das principais causadoras de acidentes domésticos e de trânsito.
Infelizmente, ainda é comum que grande parte das pessoas acabe exagerando em seu consumo, portanto, use a moderação e beba de maneira consciente e responsável durante as festas.
Para quem está na estrada, o consumo é terminantemente proibido, portanto se você pretende beber e voltar para casa, programe-se para pegar uma carona ou contrate os serviços de um motorista de aplicativo.

Intoxicação Alimentar

Grandes ceias marcam as comemorações de fim de ano. Pode parecer bobagem, mas um alimento contaminado pode estragar a festa e causar sérios danos à saúde. Portanto o cuidado deve ser redobrado na hora de preparar, servir e guardar a refeição.
Verifique a data de validade de todos os ingredientes e utilize legumes e frutas frescas. A higiene também é fundamental, armazene todos os alimentos de forma correta.

Fogos de Artifício 

Símbolos da Virada do Ano, ninguém discute a beleza de um bom espetáculo de fogos de artifício, no entanto, quando manuseados de forma incorreta, podem causar graves acidentes. Seu manuseio deve ser feito de forma responsável e jamais por pessoas alcoolizadas. Entre as consequências mais comuns do mau uso estão: queimaduras e perda de audição.

Com cuidados pontuais e assertivos você garante um final de ano seguro, tranquilo e sem surpresas. Não deixe que nada estrague a comemoração da sua família, fique atento e aproveite o descanso!

 

Você pode gostar…

0 Comments
Posso te ajudar?